top of page
  • Foto do escritorFelipe Sapia

Santos surpreende, goleia e sonha com vaga

Os arredores da Vila Belmiro na última terça-feira (04) mostravam um clima tenso e cheio de superstições para afastar o clima ruim do Santos Futebol Clube. O Peixe não tinha uma vitória há 5 jogos e, por causa das derrotas na Libertadores, o time precisava vencer a qualquer custo. Além do péssimo cenário nos resultados, a situação extra-campo não é nada favorável também. Já faz uma semana que o clube está sem técnico e a diretoria não demonstra pressa nenhuma para contratar alguém. Alguns nomes que o time demonstrou interesse foram Renato Gaúcho, Lisca e Pepa, mas todos disseram que não. Fernando Diniz, que quer treinar o Santos e tem um perfil parecido com o que a diretoria busca, sofre com a forte opinião contrária do Conselho Deliberativo que acha seu estilo de jogo ousado demais. Entretanto, aos poucos a resistência diminui e, ao que tudo indica, Diniz será o novo técnico do Peixe.

Diniz é um nome analisado pelo Santos. / Reprodução: Getty Images

A superioridade do Santos no jogo

O time foi recebido com sal grosso para afastar a 'zica' que estava no clube. O fato curioso é que pelo menos naquela noite de Libertadores parece ter dado certo. O jogo começou e com pouco mais de 1 minuto Gabriel Pirani fez um excelente passe que atravessou toda área e achou Marinho na segunda trave, 1x0 Santos. Esse gol era tudo que o Peixe precisava para aumentar a moral dos garotos. Aos 26 minutos, o time da casa ampliou o placar após um belo lançamento de Jean Mota para Felipe Jonatan que cabeceou para o bem posicionado Gabriel Pirani, que finalizou com muita calma. O terceiro gol veio em uma bela jogada de Vinicius Balieiro, que marcou um golaço de fora da área. Três a zero só no primeiro tempo, o melhor cenário possível para o Santos. Com 14 minutos do segundo tempo, Marinho fez uma jogada de craque, achou Lucas Braga que, com muita calma e classe, finalizou muito bem e marcou o quarto gol. Para terminar, faltando 7 minutos para acabar o jogo Kevin Malthus, que tinha acabado de entrar, fez mais um belo gol de fora da área, seu primeiro com a camisa do Santos.

Pirani, protagonista, comemorando seu gol com o 'soquinho no ar'. / Reprodução: Getty Images

O 5x0 não foi a toa, o The Strongest é um time muito fraco, Santos realmente tinha a obrigação de ganhar e aproveitar para conseguir saldo, como fez o Barcelona que ganhou de 6 a 0 do time boliviano. Mesmo assim, a vitória foi extremamente importante para a luta pela vaga e serviu para melhorar o clima do time. Os maiores destaques da partida foram Marinho, que jogou como jogava ano passado, Jean Mota, que fez o meio de campo jogar, e Gabriel Pirani, que se mostrou muito efetivo nas jogadas ofensivas criadas e que anotou 1 gol e 1 assistência.


Além disso, a parte tática merece ser muito destacada. Jean Mota jogou como um primeiro volante, pegando a bola na defesa e fazendo a transição para o ataque. Com isso, Balieiro conseguiu sair dessa função e jogou com o posicionamento mais livre, marcando bem e concluindo a transição. E, por fim, Gabriel Pirani conseguiu fazer o que faz de melhor: construir jogadas ofensivas. O garoto de apenas 19 anos jogou como um maestro na noite da última terça-feira (05).


E agora?

Agora, a situação que o Santos vive é de esperança. No Campeonato Paulista, tem 2 jogos para decidir qual será a situação: se irá para próxima fase, se será rebaixado ou se continuará na Série A1 e parará na fase de grupos. Os jogos são contra o Palmeiras na quinta-feira (06) às 21:00, fora de casa, e contra o São Bento no domingo (09) na Vila Belmiro.


Já na Libertadores, a situação que o time vive é mais dramática. Restam 3 jogos, contra o Boca Juniors em casa, Barcelona de Guayaquil fora e The Strongest fora também. Para passar para a fase eliminatória, o Santos precisa pontuar em todas as partidas e ainda torcer por um tropeço do Boca ou do Barcelona.

220 visualizações
bottom of page