top of page
  • guiaug07

Só assim o Brasil pode ganhar a Copa de 2022, e não é de um jeito agradável

Dia 10 de Julho de 2021: Em pleno Maracanã, a seleção argentina quebra um jejum vergonhoso de incríveis 28 anos sem títulos e, com a vitória sobre o Brasil, se consagra campeã da Copa América.

Derrotada, a seleção brasileira, considerada a melhor do Continente Sul-americano (grande coisa), teve que lidar com inúmeras críticas e questionamentos a respeito de sua capacidade de, há pouco mais de um ano da Copa do Mundo do Qatar, conseguir chegar longe no torneio com esse futebol ridículo apresentado.

Dói, né?-- Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Mas vamos voltar um pouco no tempo...


Dia 06 de Julho de 2018: A seleção brasileira, considerada, antes da Copa, uma das favoritas ao título por sua grande campanha e futebol vistoso nas eliminatórias, é eliminada do torneio pela Bélgica em um jogo equilibrado, apesar da visível superioridade tática belga, principalmente no primeiro tempo.

Boa, Fernandinho/ Foto: Murad Sezer/Reuters

Confesso que fiquei bolado nesse dia. Tivemos várias chances de ganhar aquele jogo, o nervosismo e as falhas individuais toscas (vulgo Fernandinho) pesaram muito, o que é comum em jogos desse tamanho e que separa os verdadeiros campeões de bons participantes. A verdade era uma só: a seleção brasileira havia decepcionado na competição não só porque tinha parado em Hazard e cia, mas pelo fato de não ter apresentado, durante toda a Copa, um futebol nem perto daquele visto nas eliminatórias. Foi feio.


Mas calma, vamos voltar no tempo pela última vez...


Dia 02 de Julho de 2010: É... tá complicado. Mais uma vez a seleção brasileira estava sendo eliminada de uma Copa do Mundo. Dessa vez, pela Holanda de Robben, Sneijder e Van Persie. De novo, por nervosismo (Felipe Melo) e por falhas individuais (Felipe Melo e Júlio Cesar), o Brasil jogava fora a chance do hexa, mesmo tendo feito um primeiro tempo MUITO superior ao time holandês.

Kaká não jogou nada/ Foto: Alexandre Battibugli

Era a seleção de Dunga, sempre criticada. Geral reclamava de seu futebol chato de se ver jogar, que privilegiava uma defesa forte, com contra-ataques rápidos e uma posse de bola bem objetiva. Com essa forma de jogar, o Brasil havia conseguido conquistar todos os títulos possíveis no caminho até a Copa.


Te enrolei demais até aqui né? Então, sem mais mistério, me deixa apresentar minha opinião: A seleção brasileira atual provavelmente SÓ CONSEGUIRÁ TER CHANCES de ganhar a Copa do Mundo do Qatar se jogar de forma parecida com o Brasil de 2010. Antes que você comece a me xingar, vamos lá com os argumentos que eu tenho para embasar essa minha ideia.


Para começar a brincadeira antes é preciso explicar os motivos de NÃO SER POSSÍVEL jogar um futebol como o brasileiro gosta de ver, bonito, vistoso e sempre procurando o espetáculo.


Em primeiro lugar, deixa eu te mandar o papo: o nosso queridíssimo Adenor (vulgo Tite) não é e nunca foi um treinador que priorizava o futebol arte ofensivo. Pelo contrário, o treinador sempre foi descrito como alguém que antes de tudo prepara uma defesa forte, o ataque vem depois ( e são poucas as exceções na carreira dele). E aí, vai vir um consagrado me falar ''ah Guilherme, mas o Brasil de 2018 que o Tite comandava jogava um futebol bem maneiro de ver até a Copa'' e eu vou concordar, porém, com isso eu já entro no segundo ponto da minha ideia.


Se a gente parar pra lembrar os jogadores que tínhamos em 2018 (e eu nem vou voltar mais no tempo para não ser covardia), a seleção atual é AMASSADA em termos de qualidade técnica, o que muda totalmente a capacidade desse time de hoje de jogar bonito.


Vamos lá, em 18 tínhamos nomes como Marcelo, Willian, Douglas Costa, Coutinho ( e também Daniel Alves, mas não vou contar porque foi cortado por lesão daquela Copa), pode parecer pouco eu citar só 4 nomes, mas um futebol ofensivo em uma competição tão difícil e curta como a Copa do Mundo necessita de grandes jogadores para ser praticado, algo que não temos na seleção atual. Não vou ser emocionado em dizer que nossa seleção é horrível se comparada ao resto do mundo, não é, mas quando você vê Danilo e Alex Sandro nas laterais, Fred, Everton Ribeiro (que para o nível de futebol jogado aqui é craque, a nível mundial não), Richarlison... é duro.

A gente tinha time e não sabia/ Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

E se tu me perguntar o por que é tão importante ter os melhores para jogar um futebol bonito eu vou te explicar. A ideia é simples, quando falo de um futebol bonito, quero dizer um jogo de posse de bola, a maior parte do tempo com o time no ataque, muitas jogadas criadas, dribles, com um controle do jogo que impede o adversário de se sentir confortável contra nós. Assim, se o seu time não tiver jogadores muito bons para driblar e quebrar as linhas de defesa, jogadores com grande visão de jogo para acharem um companheiro livre ou com bastante inteligência para trocar passes de primeira que confundam a marcação, você NÃO SERÁ capaz de praticar um futebol ofensivo, é o papo pô, não tem jeito.

Quase sempre, o Brasil enfrentará adversários que vão jogar recuado, se defendendo e deixando a nossa seleção com a bola, mas buscando evitar que ela realmente traga algum perigo assim. Logo, quando o talento não é tão grande, você facilmente cai nessa armadilha e por isso o Brasil não impressiona jogando contra nenhum time, ganha dos que são inferiores como a gente vê aqui na América do Sul (somos o 1 colocado nas Eliminatórias) mas eu duvido que quando enfrentar as grandes seleções europeias vá conseguir passar e ganhar essa Copa.

Se esse time é candidato ao título, eu sou o Batman/ Foto: Flickr CBF

Até aqui eu te mostrei que com esse ESQUADRÃO (ironia) jogando dessa forma, não iremos a lugar nenhum e é aí que a seleção de 2010 entra com os dois pés na porta.


No ano de 2010, a seleção brasileira chegava a Copa do Mundo com todos falando mal dela pelo seu futebol feio de se ver jogar, mesmo tendo conquistados ótimos resultados até a competição (cena muito parecida com a atual), e se não bastasse, esse time continuou sendo mal visto após ser mandado para casa pela Holanda, sendo esquecida com o tempo por sua falta de brilho. Algo que quero citar rapidinho é que fomos campeões do mundo em 94 com uma seleção que também não jogava bonito, e para mim essa é a grande diferença (justa) entre uma ter ficado marcada na história (94) e outra ter sido esquecida (10), o título mundial.


O que muita gente se esquece é que aquela seleção, mesmo não tendo sido campeã, batia de frente com qualquer uma no mundo, sua zaga forte impedia os melhores jogadores do mundo de aproveitarem brechas para atacar, suas jogadas diretas sem muitos toques de bola deixava todas as defesas adversárias preocupadas, pois com apenas poucos toques, o Brasil poderia finalizar com um jogada perigosa fosse com Kaká, Luís Fabiano, Robinho, Maicon... e de fato, não era um time maravilhoso de ver jogar, mas passava muita segurança, principalmente contra seleções mais fortes que tentavam se manter no ataque e que com isso, levavam sufoco com nossos contra ataques. É difícil admitir, ainda mais porque não foi campeã do mundo, mas a seleção de Dunga estava muito mais preparada para ganhar a Copa do que o Brasil que temos hoje, que tenta jogar um futebol ofensivo.


Sabe o grande motivo para termos jogado daquela forma em 2010? Simples, com os jogadores que tínhamos a melhor maneira de se jogar era aquela e É AÍ QUE A SELEÇÃO ATUAL SE ENCAIXA PERFEITAMENTE.


Todo mundo, inclusive eu, quer ver o Brasil jogar um futebol brabo, mas temos que admitir que esse time só permite outra forma de jogar. Pega a visão, temos excelentes jogadores de defesa, um trio de zaga das melhores do mundo e até nossos laterais que são tristes no ataque defendem bem, além de um técnico que sabe organizar uma defesa forte. Te digo mais, no ataque temos jogadores muito rápidos e que são mestres em contra ataques, no mano a mano, com espaço para jogar e pensar o jogo.


Pronto, Tite, te dei a fórmula (quase) mágica para bater de frente com as melhores seleções do mundo, porque eu duvido que os atacantes adversários fiquem na paz em passar por um time bem organizado na defesa com Thiago Silva, Marquinhos e nosso pitbull Casemiro. Além disso, tenho certeza que os zagueiros vão ter dificuldade em pegar na corrida em um contra ataque com adulto Ney, Raphinha, Antony, Vini Jr, Gabigol... ah tá que vão pegar sim.


Grande parte da mídia está muito preocupada com a beleza do futebol jogado pela seleção, querendo o espetáculo que o país do futebol historicamente mais praticou. Sinceramente, eu não tô nem aí para isso, quero é vencer, ano que vem fará 20 anos do nosso último título de Copa (eu vou fazer 20 ano que vem, imagine meu desespero), A TAÇA É OBSESSÃO. O povo fica falando ''ah, precisamos jogar bonito, queremos um futebol arte'', vai lá pô, jogue bonito, tenha a posse de bola, fique no campo de ataque direto e perca de novo porque com esse time não vamos superar todos os adversários e ser campeão jogando assim, mas confia, o mais importante é jogar bonito rs.

Oi, sumida rs/ Foto: FolhaPress


Vou ser sincero, acho muito difícil imaginar que o Brasil ganhe a Copa ano que vem, claro que são só 7 jogos, tudo pode acontecer, ainda mais com uma seleção tão pesada e que, mesmo criticando, não posso emocionar e falar que é horrorosa, porque não é, ainda existem jogadores bons surgindo como Raphinha, Antony... mas com esse futebol fraco e principalmente com esse estilo de jogo, não temos grandes chances. Espero que o Tite veja essa matéria, sonhar é de graça e eu espero estar errado, ainda quero ver o Ney levantando a taça, mas não a toa o título da matéria diz que só existe um jeito de ganharmos a Copa do Mundo Fifa no Qatar.


bottom of page