top of page
  • guiaug07

Os 5 melhores da história do maior esporte do mundo

Em meados do século 19, o futebol, esporte mais popular do planeta, surgia na Inglaterra em moldes similares ao que conhecemos hoje. De lá pra cá, entre títulos, gols, choros, sorrisos e emoção; lendas se formaram e a história continua sendo feita pelos principais personagens dessa arte: os jogadores.


Por mais polêmico que possa ser, decidi listar, com base em minha opinião, os 5 melhores jogadores que pisaram dentro de campo ao longo desses anos. A seguir, vou explicar os meus critérios usados para definir as escolhas e ordens feitas. Sempre bom deixar claro, no final de tudo essa é a minha visão do assunto, não concorda? Cria teu blog, habib és.


*(os critérios não estão em ordem de importância)

  1. Legado para o esporte- É importante destacar o quão importante aquele atleta foi para aquela categoria, influenciando vidas com seu trabalho e trazendo maior relevância para o futebol, no caso. Afinal, não me interessa se você fez 5 mil gols na Série C do campeonato do Equador, ninguém te conhece.

  2. Estatísticas- Apesar de ser da linha de pensamento de que o futebol não pode se resumir a números, não tem como negar a importância deles. A regra é clara, para você ser um artilheiro nato ou um um garçom brabo com grandes números é preciso ter talento, e se você tem talento, tem que ser considerado para entrar nessa lista.

  3. Tempo de auge- Pra muitos, assim como eu, o futebol se tornou apaixonante por um jogador que fazia o que queria com a bola no pé e no jogo. Porém, uma coisa que meu pai me ensinou é que existe diferença entre ''jogador'' e ''atleta''. O jogador é aquele que sabe o que faz dentro de campo, por exemplo: eu mesmo rsrs, já o atleta é o profissional, no caso de futebol, que atua no esporte como alguém que faz tudo para estar no topo. Logo, a regularidade é fundamental em um esporte de alto nível, e por isso um jogador que é nota 9 durante 10 anos, na minha visão, é mais relevante que um nota 10 que durou 2 anos.

  4. O espanto- Simplesmente aquela reação de abrir a boca e regalar os olhos ao ver o cara driblar até a mãe ou dar um bica do meio da rua com a precisão de um sniper. Estou falando de mágica, arte, criatividade, TALENTO. Seja com dribles, gols, passes ou qualquer outro fundamento, esse jogador encantou o mundo com sua capacidade técnica, precisa explicar mais alguma coisa?

  5. Vitórias- Ao longo da história, existem jogadores espetaculares que ganharam poucos títulos, e isso pode ter acontecido por vários motivos. A verdade é que além de competência, o craque também precisa estar no lugar certo e na hora certa. A base do futebol são os torcedores, e nada deixa um torcedor ou torcedora mais feliz do que ver seu time ganhar. Por isso, aquele jogador que conseguiu entregar mais vezes essa felicidade ao fãs do esporte com títulos e participações decisivas tem que ser colocado em um patamar acima.

BORA PRA LISTA ENTÃO SEM MAIS DELONGAS: DO ''PIOR'' PARA O MELHOR


5. Zinédine Zidane (Zizou)- A maior dúvida dessa lista foi decidir entre Zidane e Ronaldo Fenômeno, então vamos lá antes que comecem a me xingar. Ambos colecionam 3 bolas de ouro, ambos foram protagonistas na Copa do Mundo conquistada por seus países, em que ambos possuem 1 troféu da competição cada ( Ronaldo tem 2 copas, mas em 94 ele não jogou sequer 1 jogo, não mudou absolutamente nada no time, logo, vou contar como uma só e fé em Deus) e ainda por cima não preciso nem falar o quão ABSURDAMENTE talentosos eles eram. Então por que Zizou e não o '' camisa 9 do penta''?

Nessa difícil escolha, levei em conta que Zidane teve mais anos de auge em clubes de ponta. No próprio Real Madrid, em que os dois chegaram até a jogar juntos, o francês conquistou 1 Champions League (temporada 2001-2002), já Ronaldo, que chegou logo depois desse título (chegou na temporada 2002-2003, após a Copa do Mundo), mesmo com um time conhecido como ''Galáticos'' não conseguiu conduzir nem esse nem nenhum outro time à glória de conquistar a Orelhuda.

Outro fato a se lembrar, no confrontos diretos entre os dois em Copas do Mundo (98 e 06) Zidane levou as duas, sendo o melhor jogador da partida em ambas oportunidades (careca maldito). Por último, pode-se citar o fato de Zizou ser considerado de forma quase unânime o maior jogador da história de seu país, ao contrário de Ronaldo que, até por estar em um país tão bom no esporte quanto o Brasil, acaba por não ocupar esse lugar na hierarquia.

O ''homi'' em campo aí se quiser ver/ reprodução: TeoCri-Youtube

Dentro das quatro linhas, Zidane fazia o que queria com a bola, jogava de terno, conhecido pela sua elegância e inteligência, tendo facilidade em dominar todos os fundamentos do jogo, ainda conseguiu juntar isso com um jogo eficiente como jogador ambidestro, sendo muito difícil para o marcador saber o que Zizou faria, de fato um SENHOR jogador.

**Se Ronaldo Fenômeno não tivesse se lesionado tanto, quase certeza que estaria nessa lista, ninguém recebe esse apelido à toa. Porém, por todos esses fatores citados, Zinédine acaba por ficar a frente do jogador mais talentoso de sua geração (na minha visão), que é Ronaldo, máximo respeito ao R9.


4. Cristiano Ronaldo (CR7)- Antes de citar suas qualidades, começo logo pelo seu único aspecto que pode gerar um desconforto: sua habilidade. De longe, Cristiano não é um dos jogadores mais habilidosos da história (apesar de ser sim um ótimo jogador nesse quesito também), afinal existem muitos à sua frente nesse assunto. Porém, é impossível deixar o Robozão de fora e eu vou falar o porque.

  • Maior artilheiro da história da Champions League com 134 gols

  • Maior artilheiro da história do Real Madrid com 450 gols (em 438 jogos)

  • Maior artilheiro por seleções com 109 gols (empatado no primeiro lugar)

  • Jogador com mais gols na história somando Copa do Mundo +Eurocopa com 21 gols

  • Maior artilheiro da história em jogos oficiais com 763 gols

Boas credenciais né? Tem que respeitar um cara que consegue todos esses números afinal, se fosse fácil outros teriam feito não acha?

Cristiano Ronaldo é um jogador impressionante, sua capacidade de se desmarcar dos zagueiros e se posicionar no lugar certo o colocam sempre em posições favoráveis para marcar um gol, o que para alguém que não analisa o jogo sem bola, faz parecer que ele ''só faz gol fácil'', mas não, é ele que tem a competência de tornar o gol mais fácil. Além disso, Cristiano possui muitas outras qualidades como sua impulsão que o faz atingir voos incríveis, o fato de ser ambidestro, sua velocidade absurda, força, altura, enfim, todos atributos físicos que misturados à sua inteligência de jogo o fizeram ser considerado uma máquina, por isso o apelido de ''Robozão'' nunca fez tanto sentido em alguém como nesse ser humano.

Quer gol, chame por CR7/ reprodução: Ronnie7M-YouTube

Sem dúvidas, Cris é um jogador completo, sem contestação. Contudo, o que mais me impressiona nesse jogador é o legado que ele deixa não só pra quem gosta de futebol, mas como uma inspiração a qualquer um na vida.

Recentemente, ao final do jogo contra a França (em que marcou 2 gols), Cristiano tirou a camisa e mostrou ao mundo que AOS 36 ANOS possui um físico melhor do que muitos atletas mais jovens. Não são poucos os relatos de jogadores que chegavam horas mais cedo pro treino marcado para impressionarem, e ao chegar, todos afirmavam: CR7 já estava lá. Não é por acaso que Cristiano ainda se mantem jogando em alto nível, tudo isso é fruto de um imenso trabalho e esforço físico e mental, que o fez rivalizar por 10 anos com ninguém menos que Lionel Messi, mesmo o português sendo visivelmente inferior tecnicamente.

Por causa dessa sua vontade de vencer e deixar sua marca, Cristiano se tornou um exemplo de força de vontade e superação. O camisa 7 provou para todos que na vida para se chegar no topo é preciso de muito sacrifício e trabalho duro. Por suas palavras, ele explica: ''Eu sou o melhor, na minha cabeça eu sou o melhor, posso não ser, mas se não pensarmos assim na nossa profissão, seja qual for, não teremos ambição''. UMA MÁQUINA, UMA BESTA ENJAULADA COM ÓDIO.


3. Diego Maradona (D10S)- ''Gênio, gênio, gênio... ta-ta-ta-ta-ta-ta... GOOOOLLLL''. A melhor palavra para se definir Diego: Gênio. As aspas são para a narração de Victor Hugo Morales no gol de Maradona contra a Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo de 86, considerado o ''gol do século''. Comecei a falar de Maradona com esse gol justamente porque é nesse lance que mais se vê todas as características do lendário camisa 10.

A velocidade e agilidade com que esse baixinho atravessava o campo com a bola grudada ao mesmo tempo que ele dribla metade da população mundial e finaliza driblando o goleiro é Maradona em seu estado puro, um gênio, sem mais. Dono de um futebol dos mais artísticos que já existiu, Diego era aquele jogador que as pessoas pagavam para verem fazer mágica com os pés.

A canhota mais habilidosa da história?/ reprodução: Toppassion-YouTube

Maradona não teve números espetaculares ou muitos anos de auge, mas a idolatria gerada pelo seu futebol o rendeu a terceira colocação no ranking. Um homem, que mesmo com inúmeros maus exemplos fora de campo, consegue ter UMA IGREJA em seu nome.

Tudo isso é surreal e só esse argentino conseguiu tal feito. Levar quase que sozinho uma seleção a conquistar uma Copa do Mundo com atuações lendárias e liderar um time italiano (Napoli), discriminado por parte da população do país, a dois INÉDITOS E ATÉ HOJE ÚNICOS títulos do campeonato italiano que o clube possui é algo que só Diego Armando Maradona, com seu futebol simplesmente mágico conseguiu fazer. Máximo respeito ao maior ídolo dos Hermanos, descanse em paz, Diego.


2. Lionel Messi (E.T)- Pelo estilo de jogo, Messi se assemelha muito a Maradona. A altura, o pé esquerdo, a velocidade com que conduz a bola grudada no pé e dribla até o Batman, sempre com fintas curtas e precisas. Acho que dá ver que eu podia ter dado um Ctrl C + Ctrl V até aqui né, mas então por que, na minha visão, Leo está acima de Diego?

A resposta que parece complicada de início, se torna simples com alguns fatos. Messi é hoje o 4 maior artilheiro da história do futebol com 747 gols (acho que ele ainda vai ser o primeiro, confia no pai), o maior artilheiro da história da seleção argentina com 75 gols, o segundo maior artilheiro da Champions com 120 gols e por aí vai... O ''E.T'' conseguiu juntar a magia de seu ídolo Maradona com uma eficiência assombrosa, seja com gols ou assistências, se tornando um jogador que há mais de 10 ANOS crava gols, títulos e recordes.

Messi é gênio, sua capacidade de decidir jogos metendo caixa ou colocando seus companheiros na cara do gol com uma facilidade para se desmarcar impressionante é de se aplaudir de pé, sem dúvida um dos jogadores mais talentosos da história e o melhor de sua geração, é até difícil escrever alguma coisa sobre um fato tão óbvio.

Sério, veja esse vídeo, valerá cada minuto, confia / reprodução: YouTube

Todas as críticas feitas a Lionel Messi já caíram por terra. Falavam que ele não era completo, só jogava com a canhota e não sabia cabecear, isso é verdade mas eu te pergunto: E daí?? Com uma perna só e menos de 1,70m ele fez e faz mais do que qualquer outro. Falavam que Leo não tinha conseguido ser campeão pela Argentina, mesmo sendo o grande protagonista de sua seleção desde que surgiu e bem, Messi PULVERIZOU esse argumento com a conquista da Copa América esse ano (vacilão) contra a favorita seleção brasileira, sendo o melhor jogador do torneio. Lionel Messi é gênio, senhoras e senhores, respeita, tá?


1. Pelé (Rei)- TODOS SAÚDEM O REI. Edson Arantes do Nascimento fora de campo, Pelé dentro das quatro linhas, foi e possivelmente sempre será o maior de todos os tempos.

Oficialmente, a FIFA não considera que Pelé tenha mais de 1000 gols, e quer saber? Não ligo. Independente disso, o jogador Pelé era absurdamente COMPLETO, chutava como Ronaldo, passava como Zidane, driblava como Maradona, possuía uma visão de jogo impecável que Messi assinaria em baixo (só ver o passe que deu pro Carlos Alberto na final da Copa de 70), era muito forte, difícil de derrubar, rápido e com uma impulsão e cabeceio de dar inveja em CR7, tudo isso com as duas pernas, perto da perfeição e compactado em um jogador só. (clica no link aí pra ver do que eu estou falando)

Todos aqueles que discordam dessa ideia, costumam dizer que o Rei jogou em uma época pouco profissional, com jogadores muito inferiores, tornando mais fácil fazer o que eles fez, e eu te pergunto, por que só ele fez então? Se era tão fácil, outros deveriam ter feito também não acha?

A verdade é que as pessoas que falam isso esquecem dos gramados horríveis que Pelé jogava, a preparação muito menos capacitada que era dada a ele para atuar em alto nível, sem tanto tecnologia pra ajudar o jogador a atingir seu potencial, e o que para mim é o maior fator, NÃO EXISTIA CARTÕES durante quase toda carreira de Pelé, ou seja, o que esse cara aguentou de levar porrada sem que nada pudesse ser feito pra coibir isso não tá escrito.

Os passes que o Pelé dava, e muita gente esquece, era coisa de maluco / reprodução: Futebol Nacional--YouTube

O que mais me motiva a colocar Pelé no topo da lista, é o fato de ele conseguir gabaritar todos os critérios que eu estabeleci pra fazer esse ranking. Pelé têm números surreais, sejam eles oficiais ou não (ele tem mais de mil gols e só minha opinião importa, fé), possui inúmeros títulos individuais e coletivos ( 3 copas e 7 bolas de ouro, tá bom ou quer mais?), conseguiu se manter em seu auge por mais de uma década (sendo melhor do mundo com 17 anos), fazia o que queria com a bola no pé (o quase gol contra o Uruguai em 70 foi, para mim, o lance mais genial da história do futebol) e por último e mais importante: Seu imensurável legado.

Quer que eu mostre isso? Pelé PAROU UMA GUERRA. Ponto final, não preciso de mais argumentos, né? Pelo amor de Deus, o cara que faz um país cessar fogo para ver ele e seu time jogarem merece a coroa de Rei e acabou. Sem contar os bilhões de apaixonados por futebol que conheceram o esporte, choraram, se espantaram, riram e se uniram independente de seu time para ver o Rei jogar, sendo eleito o atleta do século por tudo que fez pelo futebol. O melhor e maior de todos os tempos do mais popular esporte do mundo, simplesmente Rei Pelé.













bottom of page