top of page
  • Foto do escritorFelipe Sapia

Santos perde na altitude e vê o sonho da classificação ficando cada vez mais distante

A vitória contra o Boca Juniors aumentou a moral do elenco e deixou os torcedores mais esperançosos em relação à classificação para o mata-mata. O cenário para o Peixe era o ideal: sem jogos de outros campeonatos, podendo treinar durante a semana (por causa dos 7 dias entre os dois jogos) e não tendo outra preocupação, se não a Libertadores. Mesmo assim, jogar na altitude de La Paz era uma tarefa difícil e o Santos teve que ser comandado por Márcio Araújo, já que Fernando Diniz foi expulso em sua primeira partida. Com isso, Santos perdeu de 2x1 para o The Strongest, com gols de Reinoso e Willie (The Strongest) e Felipe Jonatan (Santos).

F. Jonatan marcou um golaço contra o The Strongest. / Reprodução: Ivan Storti

O que mais preocupou os santistas antes da partida foi a escalação inicial. O técnico optou por colocar Alison no lugar de Balieiro e, fazendo isso, alterou todo o plano de jogo do time. Balieiro vinha jogando como um segundo volante, Jean Mota como primeiro e Pirani como armador. Defensivamente, esse trio não é tão forte, mas ofensivamente é surpreendente. A chave da questão é que Jean Mota, de primeiro volante, dá qualidade à saída de bola, consegue dar liberdade para Gabriel Pirani jogar como quiser e tranquiliza Balieiro para se movimentar. Já com o Alison, Jean Mota joga de segundo volante e não consegue fazer bem a transição de defesa-ataque, além de não ter uma boa recomposição defensiva. Alison vêm provando que precisa dar espaço para os meninos mais novos, isso porque, embora seja um líder nato, defensivamente não está bem e sua saída de bola sempre foi uma preocupação. Com isso, Gabriel Pirani precisa recuar mais para receber a bola e o Santos perde em criação.


Medalhões falham e meninos sofrem com a altitude

O Peixe começou a partida com uma estratégia diferente da adotada nos últimos jogos, mas muito parecida com a usada em alguns momentos do ano passado. O time veio a campo com as linhas baixas, marcando apenas atrás do meio de campo e deixando que os bolivianos comandassem o jogo. Essa não foi a decisão mais sábia e o The Strongest fez 2 gols nos primeiros 25 minutos de jogo. Medalhões como Alison e Pará fizeram uma partida ruim, porque Alison foi muito mal na marcação nos dois gols, teve uma saída de bola ruim e ainda foi expulso por discutir com o juiz após o apito final. Já o Pará, que vem sendo o mais criticado pelos torcedores, defendeu mal e atacou pior ainda.

Pará vive fase ruim. / Reprodução: Ivan Storti

Felipe Jonatan também não foi bem, mas acabou limpando sua barra com o golaço aos 20 minutos do segundo tempo. Kaiky fez uma partida ruim, uma das piores desde que subiu ao profissional, mas, por ter apenas 17 anos, é de se esperar que não seja constante o tempo todo. Jean Mota atuando como 2° volante não deu certo e foi mal na criação e na recomposição, além de levar o 3° amarelo e estar fora do jogo contra o Barcelona na próxima quarta-feira. O trio de ataque fez uma partida regular, mas Kaio Jorge perdeu 2 gols e isso marcou-o, afinal, poderia ter feito toda a diferença. Vale ressaltar que o Santos jogou com um a mais desde os 25 do primeiro tempo, quando Gonzalo Castillo levou o segundo amarelo, e, mesmo assim, não conseguiu oferecer muito perigo para os bolivianos.


O interessante foram as substituições feitas pelo Santos. Pirani e Kaiky não devem ter aguentado jogar na altitude porque saíram no intervalo, essa é a única explicação lógica. Márcio Araújo optou por colocar Marcos Leonardo no lugar de Pirani e Copete no lugar de Kaiky, o que deixou o time mais ofensivo, mas ainda sem criação e saída de bola.


A sorte estará do lado do Peixe?

O Santos faz sua última partida da fase de grupos na próxima quarta-feira e precisa de muita sorte para se classificar. O time enfrenta o Barcelona de Guayaquil no Estádio Monumental Banco Pichincha no dia 26, às 21:00. O Santos precisa ganhar e ainda torcer para que a combinação de resultados salve o Alvinegro Praiano. Vale lembrar que o Peixe perdeu a primeira partida contra o Barcelona de 2x0, na Vila Belmiro. Os desfalques são Jean Mota e Alison, que foram suspensos na última partida. Em compensação, a partida deve marcar a volta de Marinho, que teve um lesão leve ainda no Campeonato Paulista.

61 visualizações
bottom of page