top of page
  • Foto do escritorFelipe Sapia

Santos melhora no segundo tempo e arranca um empate importante

A partida entre Santos e RB Bragantino tinha um peso enorme por causa da situação que o Peixe vive na temporada. O fato é que faltavam 3 partidas, 9 pontos em jogo, e para não ser rebaixado no Campeonato Paulista, o Santos precisava de 4 pontos. A sequência de j0gos não ajuda e os confrontos são contra o RB Bragantino, que jogou hoje, o Palmeiras, no dia 6 (maio), e o São Bento, no dia 9 (maio). Além disso, o Santos enfrenta o The Strongest no dia 4 pela Libertadores e precisa de uma vitória para sonhar com a classificação. Então, o torcedor santista não está nem um pouco tranquilo com a situação do time.

Santos e RB Bragantino empatam. / Reprodução: Ivan Stori (Santos FC)

Em compensação, o RB Bragantino vive uma ótima fase, embora tenha perdido o jogo da Sul-Americana para o Emelec por 3x0. No Campeonato Paulista, o time ocupa a primeira colocação de seu grupo e briga pela liderança geral do Campeonato.


Sabendo de todo o contexto, fica claro que o Peixe só podia sair de Bragança pontuando, mesmo sendo uma partida muito difícil.


O suspiro no tempo final

O primeiro tempo foi uma cópia do que já estava sendo visto. Um time perdido e sem efetividade. Além disso, as falhas individuais continuam castigando o Alvinegro Praiano e o gol de Claudinho veio em um lance em que Pará falhou duas vezes. Defensivamente, embora os dois zagueiros estejam bem, os laterais não vivem boa fase, o meio falha muito e os pontas não estão dando conta da recomposição. Já ofensivamente, a situação piora. O meio-campo não consegue armar jogadas, os laterais sobem muito - dando a oportunidade do contra-ataque nas costas deles - e são pouco úteis e os pontas não conseguem fazer nada por não ter opção de passe.


Lucas Braga faz gol importante. / Reprodução: Ivan Storti (Santos FC)

Após 416 minutos sem chutar no gol, com 1 minuto do segundo tempo Marinho conseguiu uma bela inversão de bola para Lucas Braga que, livre, conduziu e deu um belo chute ao gol. Esse gol fez com que o time visitante acordasse para o jogo e subisse as linhas, marcando mais a saída de bola. O Santos realmente parecia diferente no segundo tempo e aos 18 minutos Jean Mota virou o jogo com um golaço, mas foi anulado pelo VAR alegando impedimento de Marinho no começo da jogada. Embora tenha conseguido apenas o empate, o Santos conseguiu pontuar e se mostrou um time muito mais disposto na etapa final, dando esperança aos torcedores.


Organização e solidez

O Bragantino mostrou no primeiro tempo o porquê de estar muito bem no Campeonato Paulista. O time marca bem com linhas altas, obrigando o adversário a dar o chutão. Além disso, seus laterais conseguem marcar bem os pontas, tem um ótimo contra-ataque e tem um dos melhores jogadores em atividade do Brasil no momento: Claudinho. O belo trabalho faz com que a superioridade seja traduzida em gols e o time da casa fez um gol aos 30 minutos, com o craque Claudinho contando com a sorte. Olhando as estatísticas do primeiro tempo, fica claro o momento de cada clube, o Bragantino chutou 7 vezes, sendo 4 no gol e conseguindo balançar as redes uma vez, já o Santos chutou a bola 4 vezes, não conseguindo acertar o gol nenhuma vez.


Claudinho fez mais uma partida boa. / Reprodução: Ari Ferreira (RB Bragantino)

Por mais que seja um time extremamente organizado, o Bragantino diminuiu o ritmo e acabou sofrendo com a melhora do Santos na segunda etapa. A parte defensiva continuou bem e, embora tenha sofrido mais, conseguiu fazer com que o Peixe continuasse com muita dificuldade para criar e pisar na área.


O resumo de tudo

O resumo para o RB Bragantino é que o time foi bem, conseguiu marcar gol após 2 jogos de seca e garantiu sua classificação. Agora, equipe do interior pode se preocupar com a Sul-Americana nas próximas semanas e depois com a fase eliminatória do Paulista. O time de Bragança joga o próximo jogo contra o Talleres na quarta-feira (05), às 21:30, no Estádio Nabi Abi Chedid.


Já o resumo do Peixe é baseado em um suspiro. O time se mostrou melhor no segundo tempo e, em comparação aos últimos jogos, fica claro que é uma melhora muito considerável. Agora, restam 2 jogos e a equipe precisa de uma vitória para afastar o fantasma do rebaixamento. Já em relação à Libertadores, a situação é crítica e o Santos só se classifica com ótimos desempenhos e uma bela combinação de resultados. O próximo jogo é contra o The Strongest na terça-feira (04), às 19:15, na Vila Belmiro.

109 visualizações
bottom of page