Palmeiras tem início de Brasileirão melhor do que em campanhas vencedoras.
- Thiago Galante
- 23 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Recortando as cinco primeiras rodadas, em 2021, Palmeiras soma mais pontos do que nas campanhas campeãs de 2016 e 2018.
No último domingo (20), o Palmeiras recebeu o América Mineiro em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando em casa, o time de Abel Ferreira não teve vida fácil. No primeiro tempo, após vacilo da defesa, Geovane abriu o placar para o time visitante. No minuto seguinte, Willian, de cabeça, completou o belo cruzamento de Gustavo Scarpa e empatou a partida. Ainda no fim da primeira etapa, para assegurar a igualdade, o goleiro Jailson teve que defender a penalidade feita por Renan e mal cobrada por Ademir.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou melhor, porém, faltou pontaria. O jogo parecia encaminhar-se para um empate, quando, no último minuto, Luiz Adriano cruzou rasteiro e, novamente, Willian marcou o gol da virada.

Willian Bigode comemorando seu segundo gol. Foto: reprodução/Palmeiras. César Greco.
A partida, também, foi marcada por um erro juvenil. Patrick de Paula, de 21 anos, entrou em campo usando um brinco recém-colocado. No meio do primeiro tempo, o árbitro pediu ao volante para sair de campo e retirar o acessório. Devido à dificuldade em retirar, Patrick ficou seis minutos fora de jogo, na área técnica, enquanto a partida seguia normalmente e o Palmeiras jogava com um a menos.
O acessório quase virou peça principal de um amargo empate.
Apesar de causar revolta em grande parte da torcida, a maior polemica do dia ainda estava por vir. À noite, o jogador foi flagrado por integrantes da "Mancha Verde"- principal torcida organizada do clube- saindo de uma festa clandestina. Os torcedores chegaram a hostilizar e agredir o volante.
Hoje pela manhã, a diretoria resolveu por afastar o jogador e multá-lo com 40% do seu salário. A mesma punição foi aplicada a Lucas Lima que na semana passada, após furar os protocolos de segurança do clube, vivenciou a mesma situação de Patrick.

Patrick de Paula, ao centro da imagem, sendo abordado na noite paulistana. Foto: reprodução.
Voltando a falar da parte esportiva, a vitória, no último lance diante do América fez o Palmeiras chegar aos 10 pontos. O time ocupa a quarta colocação atrás de Ahtletico-PR, Fortaleza e RB Bragantino.
Comparando com campanhas vitoriosas recentes, esse é o melhor começo de campeonato. Em 2016, quando conquistou o Enea, nas cinco primeiras rodadas, o Palmeiras somou nove pontos. No Deca em 2018, dentro desse mesmo recorte, somou oito.
Vale destacar que o grande diferencial dessas duas campanhas foram o arranque nas etapas finais. Em 2016, no segundo turno, o Palmeiras perdeu apenas um jogo. Em 2018, assim que assumiu, Felipão ficou o resto do campeonato (23 rodadas) invicto.
Montanha-russa alviverde
A temporada do Palmeiras é cheia de altos e baixos. A grande oscilação que o time apresenta não dá grandes expectativas de títulos ao torcedor.
O Verdão já desperdiçou a chance de levantar 3 troféus: da Recopa, da Supercopa e do Paulistão. Além de ter sido eliminado precocemente na Copa do Brasil, diante do fraco e guerreiro CRB. O que resta ao Palmeiras é a Libertadores e o Brasileirão. O difícil caminho até uma possível final da competição continental pode significar um redirecionamento de forças à competição nacional.
A ausência dos convocados que defendem suas seleções na Copa América e algumas lesões impedem Abel de definir o que ele considera o time titular. Além de mudar as peças, o treinador já tentou diversas formações diferentes: hora com três zagueiros, hora com dois armadores e hora, até mesmo, com 2 centroavantes.
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (23), às 19:00, contra o RB Bragantino. O jogo fora de casa marca um confronto direto na parte de cima da tabela.
Comments