Palmeiras perde para o Tigres no mundial: é vexame?
- Rafael Seinas
- 11 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
Em mais um jogo sem o DNA do Palmeiras, o Tigres do México conseguiu a vitória e eliminou o Verdão do mundial, a eliminação precoce do Palmeiras, a princípio, não seria vexame algum.
Palmeiras x Tigres:
O Palmeiras fez um jogo apático no dia 7, assim como foi na final da libertadores. O time de Abel Ferreira chutou apenas uma vez no gol da equipe mexicana e não conseguiu impor o seu futebol. A falta de ofensividade deve-se ao fato de que o Palmeiras se encontrava sem peças importantes para o ataque, e tudo isso levou a derrota e eliminação.
O primeiro tempo foi de domínio absoluto dos mexicanos, que obrigaram Weverton a fazer defesas muito difíceis, sendo a primeira delas logo aos três minutos de jogo, depois de um belo cabeceio do atacante Carlos González. Ainda na primeira etapa, o Tigres chegou mais duas vezes com o francês Gignac, mas Weverton salvou o Palmeiras nas duas oportunidades.

Weverton salva o Palmeiras / Reprodução: CBF
A única vez que o Palmeiras chegou a gol, foi em um chute forte de Rony de fora da área, mas Guzmán defendeu com tranquilidade.
No segundo tempo, quando esperávamos que o Abel Ferreira fosse mexer no time, o Palmeiras voltou ao campo sem mudanças e totalmente desligado. Até que, aos 52 minutos, o zagueiro Luan fez um pênalti infantil, e Gignac - o principal nome do Tigres -
converteu a cobrança, fazendo o único gol da partida.

Gignac comemora o gol / Reprodução: ESPN
O que faltou para o Palmeiras foi coragem, poderia ter ido para cima dos mexicanos sem medo de correr riscos atrás, isso faz parte do futebol, quem ataca corre risco. Abel demorou para fazer as substituições e mudou o time após sofrer o gol, coisa que deveria ter sido feita no intervalo. Só aí que o Verdão começou a dominar o meio-campo, mas a defesa do Tigres era muito sólida.
As entradas de Patrick de Paula e Felipe Melo corrigiram os erros de marcação no meio, mas, ainda faltava criatividade ao time, que insistiu em lançamentos longos para o ataque até o final do jogo. E, no desespero, Abel colocou Mayke, Gustavo Scarpa e Willian, que pouco ajudaram o time.
O Palmeiras sente muita falta de um jogador de velocidade pelos lados, com Wesley e Gabriel Verón lesionados, o único que têm é o Rony, que está em uma crescente, mas ainda assim está um nível abaixo das crias da academia. Quando o verdão mais precisou de velocidade na partida, não tínhamos jogadores com essas características no banco de reservas.
Não acho que cair para o Tigres tenha sido um vexame, pois, a equipe mexicana é muito qualificada, tem jogadores interessantes e conseguiu aplicar o seu futebol de uma maneira que anulou o time palmeirense.
O Palmeiras foi eliminado para um time muito bem treinado pelo brasileiro Tuca Ferretti, que faz por merecer o cargo que exerce há 10 anos na mesma equipe. Diferentemente do Internacional e do Atlético Mineiro, que também caíram nas semis do mundial, mas, jogando contra equipes inferiores (Mazembe do Congo e Raja Casablanca do Marrocos, respectivamente).
Palmeiras x Al Ahly
O Verdão disputou hoje (11) o terceiro lugar do mundial contra o Al-Ahly do Egito. Em mais uma partida tenebrosa, o Palmeiras não conseguiu fazer um gol sequer no mundial de clubes e protagonizou uma das piores disputas de pênalti da história dos mundiais.

Jogadores abraçados no meio de campo / Reprodução: GE
O jogo foi tão ruim quanto a partida contra o Tigres, porém, a expectativa era maior. O Al-Ahly é um time mais fraco e o Palmeiras vinha com mudanças no meio-campo, tudo isso fez com que os torcedores acreditassem em um desempenho melhor. Entretanto, as expectativas não foram alcançadas, e o que foi visto em campo, foi um Palmeiras desorganizado e desesperado.
Após o término do tempo normal, a partida foi para os pênaltis. Sem Raphael Veiga e Patrick de Paula, o verdão ia para a disputa sem dois bons cobradores. As cobranças se iniciaram com um gol dos egípcios seguido por um pênalti vergonhoso de Rony e na cobrança seguinte Weverton defendeu. Luiz Adriano também bateu muito mal e desperdiçou sua penalidade. Na última cobrança, Felipe Melo tinha que converter para levar a disputa para os alternados, e perdeu, fazendo com que o Palmeiras ficasse apenas em 4° lugar, algo que nunca ocorreu antes a times brasileiros no mundial.
E agora?
Apesar de tudo, ainda somos campeões da América, estamos na final da Copa do Brasil, vamos disputar a Recopa Sulamericana e, quem sabe, a Supercopa do Brasil, caso saia vitorioso nas partidas contra o Grêmio. Todos sabíamos que seria muito complicado conquistar o mundo.
O sentimento que fica é o de decepção, pois, após a derrota para o Tigres, esperávamos que o Palmeiras fosse conseguir pelo menos o bronze, o que não chegou nem perto de acontecer.
Isso tudo fica de lição para os jogadores e comissão técnica. Para ganhar é preciso ter coragem de atacar e aceitar que lá atrás vamos correr riscos, o futebol é assim. Agora é focar no título da Copa do Brasil para marcar de vez na história esse ano mágico do Palestra.
Comments