top of page

Palmeiras: clube é o que menos contrata entre os 20 da série A

  • Thiago Galante
  • 7 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Conhecido nos últimos anos por ser um forte agente no mercado da bola, em 2021, Palmeiras adota nova política e direciona esforços financeiros para outras áreas do clube.


Anderson Barros é o diretor de futebol responsável pelas contratações no Palmeiras. Ele chegou ao clube no início de 2020 e tem até agora, um trabalho inédito na sua carreira. Antes de chegar ao Verdão, Barros tinha passagem por clubes com situações financeiras deploráveis como Vasco e Botafogo. No Palmeiras, de início, ele tinha um elenco valorizado e uma condição financeira estável. Hoje, esse cenário se mantém, porém, o diretor precisa gerir a crise financeira causada pela pandemia do coronavírus que não deixa e impactar o futebol.

 Anderson Barros ao lado do presidente Maurício Galiotte durante sua apresentação. Foto: reprodução Ag.Palmeiras/Fábio Menotti

Em entrevista ao Sportv, Barros deixou claro que seu principal trabalho é equilibrar a saudável situação financeira do clube com os pedidos de reforços feitos pelo técnico Abel Ferreira que não tem medo de vir a público e alegar as carências do elenco.

“O Palmeiras mudou sua característica no mercado. Há a identificação das necessidades e precisamos entender com o departamento financeiro as nossas condições. Vivemos um momento de crise, com isso, a gente acaba tendo um confronto de posições”

Dois saem e só um chega

O Palmeiras entrou em 2021 ganhando títulos e usando as premiações deles para a manutenção de seu elenco. Sem contar os atletas da base que em algum momento acenderam ao profissional, mas ainda não se firmaram. Dos jogadores que participaram da temporada 2020, apenas Ramires e Emerson Santos não estão no elenco atual. E, a única novidade para essa temporada, foi a chegada do meio campista Danilo Barbosa vindo, por empréstimo, do Nice (FRA).

Danilo Barbosa ao lado do ex jogador e hoje assessor técnico, Edu Dracena. Foto: reprodução/TV Palmeiras

Fracasso nas contratações

Novos nomes não pintaram, mas não foi por falta de tentativa. Recentemente, o Palmeiras tentou a contratação de 3 atletas. O primeiro deles foi Borré. O badalado atacante do River Plate custaria 15 milhões de euros ao cofre palmeirense. Devido ao elevado valor, a contratação não se concretizou. Já que Borré não veio, o Palmeiras foi atrás de Ademir, outro atacante, esse do América-MG e mais uma vez, a negociação não avançou e Ademir acabou por renovar com o time mineiro. Pensando ainda no setor ofensivo, o Palmeiras esteve muito próximo do acerto com Taty Castellanos do New York City. O próprio argentino já havia revelado a vontade de vir ao Brasil, entretanto a diretoria do Palmeiras não se acertou com o grupo City e viu o negócio ir por água a baixo.


Tirando o empréstimo do Danilo Barbosa citado anteriormente, as 3 últimas contratações do Palmeiras foram em novembro de 2020. Alan Empereur, Kusevic e Breno Lopes foram os nomes da vez.


Olhando para dentro

Se nenhum reforço chega para ocupar uma vaga no time principal, o que resta ao Palmeiras é usufruir da qualificada e vitoriosa categoria de base. Desde 2020, o Palmeiras mudou a filosofia política. Agora, o clube preza por contratações pontuais e espaço para jovens talentos formados em casa. Na temporada anterior, o negócio foi rentável, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Gabriel Veron, Danilo, Renan e Lucas Esteves foram nomes importantes na conquista da tríplice coroa.

Garotos revelados pelo Palmeirasem 2020 ao lado de João Paulo Sampaio, coordenador das  categorias de base. Foto: reprodução Ag.Palmeiras/César Greco. 

Em 2021, eles permanecem no elenco e a mesma lógica acontece com novos atletas, Pedro Bicalho, Fabinho, Giovani, Henri, Garcia e Vanderlan já figuram entre os reservas do time principal.


Usar os garotos no time de cima causa um buraco nas categorias de base. Sendo assim, o Palmeiras, só nesse ano, contratou 10 atletas para as categorias sub-17 e sub-20. Comprando ainda nessa idade, o passe do jogador é mais barato e o clube ganha duas vezes, primeiro com o desempenho dele em campo, segundo com o lucro numa possível revenda futura.


O time feminino

O time feminino do Palmeiras é outra parte do clube muito beneficiada pelas contratações. Da última temporada para essa, o elenco passou por uma verdadeira reformulação. Chegaram 11 novas atletas, muitas delas, ao nível de seleção brasileira. Taty Amaro, Karol Arcanjo, Bruna Calderan, Duda Santos, Katrine, Rafa Andrade, Carol Baiana, Dandara, Tainara, Julia Bianchi, Chú e Bia Zaneratto foram apresentadas antes da estreia do Brasileirão da categoria.

Júlia Bianchi, Chú e Tainara sendo apresentadas com a camisa do Palmeiras. Foto: reprodução Ag.Palmeiras/Fábio Menotti

O sucesso foi imediato. Na competição nacional, o Palmeiras está invicto. Ele conquistou 31 dos 39 pontos possíveis e se encontra na vice colocação já garantido na próxima fase.

 
 
 

1 Comment


Leonardo Henrique Pastre
Leonardo Henrique Pastre
Jun 08, 2021

Parabéns, Thiago! Jornalismo de qualidade

Like
bottom of page