top of page
  • Thiago Galante

O decisivo Gustavo Scarpa

Veja números e análises do meia palmeirense que vem se tornando a referência do time de Abel Ferreira.


Desde que chegou ao Palmeiras, Abel Ferreira sempre mostrou que gosta de jogar com um meio-campista centralizado. Independente se o time tenha 2 ou 3 zagueiros e atacantes, esse meio-campista precisa ter algumas características específicas para o esquema tático funcionar na prática. Ele tem que fazer uma rápida transição ofensiva, aproximar-se dos homens de frente e do gol adversário, e finalizar bem de dentro e fora da área.


De início, Raphael Veiga foi o responsável e cumpriu, de forma brilhante, essa função. Na conquista da Libertadores e da Copa do Brasil, ele quem foi o titular na posição. Enquanto isso, Scarpa era improvisado na beirada de campo, seja como um meia aberto, um ala e, até mesmo, um lateral esquerdo.


Com a virada de temporada e o grande desgaste físico, Veiga foi poupado e Scarpa passou a assumir seu lugar. Em 2021, Scarpa vive uma das melhores fases de sua carreira e comprova, com gols e assistências, para que foi contratado em 2018.

Scarpa comemorando seu último gol com a camisa do Palmeiras. Foto: reprodução/Palmeiras César Greco

Na temporada 2021, Gustavo Scarpa tem 5 gols e 14 assistências nos 30 jogos disputados. Quando está em campo, o meia é responsável por armar ou finalizar 45% dos gols marcados pelo Palmeiras.


Contando as assistências, essa temporada já é a melhor de sua passagem pelo Verdão. Em 2018 ele deu apenas uma, em 2019, sete e em 2020 nove. É possível notar uma grande crescente.


Na questão dos gols, os cinco dessa temporada já superam os quatro anotados em 2018 e 2020, porém estão distantes dos 13 feitos em 2019.


Abel Ferreira recuperou o futebol de Gustavo Scarpa e deu adeus à desconfiança que a torcida tinha em cima dele. Para o restante do ano, o Palmeiras está bem servido de meias armadores. Scarpa e Veiga elevam o nível do time que precisa dos dois para funcionar.

A partida de ontem (27), diante do Bahia, foi a prova disso: Scarpa acabou o jogo com um gol e uma assistência, e Veiga também guardou o seu com assistência do próprio Scarpa. O Palmeiras venceu por 3 a 2.

R. Veiga e G. Scarpa comemorando o gol contra o Bahia. Foto: reprodução/Palmeiras César Greco         
23 visualizações
bottom of page