top of page
  • Foto do escritorFelipe Sapia

Mbappé e Neymar brilham, e PSG consegue vantagem importante

Bayern x PSG era o jogo mais esperado das quartas de final da Champions League e, mesmo com o domínio alemão, a equipe francesa conseguiu ganhar de 3 x 2 fora de casa. Foi uma partida importante e cheia de desfalques, Lewandowski e Gnabry ficaram de fora do lado dos alemães, e Verratti e Florenzi do lado francês.


Isso fez com que o Bayern usasse o Choupo-Moting no ataque, o que deu certo porque o atacante foi o autor do primeiro gol. Já o PSG precisou usar Dagba na lateral direita, que sofreu para marcar Coman, e Draxler, que teve um desempenho apagado. O que vimos na Alemanha, além de muita neve, foi uma ótima partida da equipe da casa, mas um brilhantismo exagerado do goleiro Navas. As estatísticas não me deixam mentir, o Bayern teve 64% de posse de bola e chutaram 31 vezes, sendo 12 no gol. Navas fez defesas monumentais e os gols dos alemães foram falhas da defesa, e não do goleiro.


O Paris fez dois gols nos 30 minutos iniciais. Entretanto, tudo começou a dar errado 1 minuto depois quando Marquinhos, um dos melhores da partida e definitivamente o melhor do sistema defensivo do PSG, sentiu dores e teve que ser substituído. Pochettino optou por improvisar o Danilo Pereira na zaga e isso fez com que a zaga ficasse muito fraca. Bayern diminuiu a diferença 7 minutos após a saída de Marquinhos em uma jogada que o Choupo-Moting subiu sozinho e aplicou a Lei do Ex. O segundo gol do Bayern foi com Müller, aos 15 do segundo tempo, emmais uma falha da defesa parisiense.


Mesmo assim, a equipe francesa conseguiu mais um gol aos 23 do segundo tempo e sacramentou a vitória fora de casa. Isso não quer dizer que a segunda etapa não foi de pressão alemã, pelo contrário, mas Navas conseguiu segurar as pontas e garantiu a vitória do PSG.


O show de assistências de Neymar e a frieza de Mbappé

A dupla que resolveu o jogo. / Reprodução: GE

Ficou claro que o jogo precisaria ser decidido por Mbappé e Neymar logo no começo do jogo. Logo aos 2 minutos, o Bayern colocou uma bola no travessão em uma bola que fez o coração parisiense parar. Mas, aos 4 minutos o show de visão de Neymar e frieza de Mbappé começaram a aparecer. Em uma jogada feita quase inteira pelo brasileiro, o camisa 10 chegou na entrada da área e tocou para o francês que estava livre que, mesmo chutando mal, conseguiu fazer o gol por uma falha do gigante Neuer.


Não demorou muito tempo para que o brilhantismo de Neymar aparecesse novamente. Aos 29 minutos, Neymar fez um lançamento brilhante para o Marquinhos, que estava na área após o escanteio e, como um camisa 9, não sentiu a pressão e fez o gol cara a cara com a muralha alemã. Estava 2 a 0 com 30 minutos de jogo, o melhor cenário possível para o Paris.


A equipe alemã conseguiu o empate, mas Kylian Mbappé estava em uma noite iluminada e, após uma jogada individual, finalizou muito bem tirando do goleiro.


Neymar e Mbappé não puderam fazer uma partida inteira se destacando por causa da pressão alemã, mas, quando necessário, ambos atuaram muito bem. O francês segue com sua boa fama na Europa e o brasileiro conseguiu rebater as duras críticas da imprensa francesa.

As duras críticas para Neymar

Neymar e Djaló se desentendem nos minutos finais / Reprodução: Yahoo

Na partida que valia a liderança do Campeonato Francês, Neymar tinha seu primeiro jogo como titular após se recuperar da lesão. PSG dominou parte da partida, mas o Lille fez um gol logo aos 19 do 1° tempo e isso alterou o andamento da partida. A atuação do brasileiro era boa, mas acabou levando o primeiro amarelo em uma confusão com o volante francês André. Um lance bobo que poderia ser evitado, mas tudo bem, é normal se descontrolar às vezes, ainda mais perdendo um jogo decisivo.


Após tentar muito e não ter um time a sua altura, o camisa 10 levou uma falta um tanto quanto agressiva e o zagueiro Djaló, para atrasar o jogo, pegou a bola e segurou. Neymar deu um empurrão com o intuito de pegar a bola, não julgo a atitude, mas mesmo assim é uma atitude antiesportiva. O brasileiro levou o 2° amarelo por causa da expulsão, algumas pessoas acharam justo, outras consideraram uma decisão desnecessária, mas a questão é que foi um lance desnecessário, mas motivado pela vontade de ganhar. Até aí, Neymar ainda não tinha perdido completamente a razão.


O problema é que o 'Adulto Ney' teve uma atitude de "menino" na saída de campo, discutindo com o Djaló e indicando estar desposto a trocar socos e foi aí que ele perdeu a razão. Um jogador com a dimensão de Neymar Júnior não o permite arrumar esse tipo de confusão, sabe por quê? Porque no dia seguinte, todas as manchetes criticaram o comportamento de Neymar e nem se quer lembraram o nome de Djaló e como a situação começou.


Partida de volta

A partida de volta será na próxima quarta-feira (14), às 16:00 horas no Parc des Princes. O PSG tem a vantagem no placar e de gols fora, então, pode perder a partida por 1 gol de diferença. A única possibilidade de prorrogação e pênaltis é em mais um 3 x 2, dessa vez, para o lado alemão.

101 visualizações
bottom of page