A nova geração da Seleção Brasileira
- Felipe Sapia
- 14 de out. de 2020
- 6 min de leitura
Não é mistério para ninguém que a Seleção Brasileira apresenta jogadores novos e promissores sempre em suas convocações. Com a eliminação nas quartas de final da última copa do mundo, muitos torcedores pediam para que o professor Tite reformulasse a Seleção, tirando alguns medalhões que já estariam velhos demais para a Copa do Catar em 2022. Por isso, apresento a vocês os 8 jogadores mais jovens da última convocação para os jogos contra Bolívia (5 a 0 Brasil) e Peru (4 a 2 Brasil).
1- Rodrygo Goes (Real Madrid / 19 anos)
Reprodução / Globo Esporte
O garoto nascido em 9 de janeiro de 2001 foi revelado pelo Santos e é considerado o último "rayo" que caiu na Vila Belmiro. Considerado uma das maiores joias da base do Alvinegro Praiano, Rodrygo foi vendido para o Real Madrid em meados de 2019 por 45 milhões de euros e a curiosidade mais interessante é que na época que o acordo foi fechado (2018), o atacante tinha apenas 17 anos.
Aos poucos, o brasileiro vem ganhando mais espaço no ótimo elenco dos Merengues, conquistando a confiança do lendário Zinedine Zidane e sempre entra muito bem na ponta direita. Mesmo com pouca idade, Rodrygo já tem uma marca única na carreira: O jogador mais jovem da história do clube a fazer um hat-trick (3 gols no mesmo jogo) na Champions League. Os 3 gols aconteceram em sua segunda partida no torneio, na vitória de 6 a 0 contra o Galatasaray no final de 2019.
O ponta é uma das maiores promessas do futebol brasileiro e foi convocado para usar a amarelinha principal pela primeira vez no final de 2019. Importante ressaltar que o garoto já era constantemente convocado para a seleção sub-20 (Seleção Olímpica) e sempre assumiu a camisa 10, tendo um destaque enorme e jogando muito bem.
2- Gabriel Menino (Palmeiras / 20 anos)
Reprodução / Uol
O jogador de 20 anos, nascido em 29 de setembro de 2000, é volante de origem, mas foi convocado como lateral. O atleta da base do Palmeiras já tinha vestido a amarelinha em outra oportunidade nas categorias de base, assim como Rodrygo. Gabriel assumiu a camisa 8 no Sul-Americano sub-20, em 2019.
Além disso, Menino consegue jogar tanto na lateral direita, quanto como volante, sua posição de origem. No Palmeiras, é titular absoluto e responsável por iniciar muitas jogadas, fazendo a transição da defesa para o ataque.
Além disso, a jovem promessa tem em seu currículo um golaço que garantiu a vitória contra o Bolívar na Libertadores 2020.
3- Matheus Cunha (Hertha Berlim / 21 anos)
Reprodução / Globo Esporte
O atacante nascido em 27 de maio de 1999 pode jogar tanto como ponta esquerda, quanto como centro-avante. Revelado pelo Coritiba na Copinha, Matheus foi embora do Brasil muito cedo, sendo contratado pelo Sion, da Suiça, com 18 anos. Cunha foi artilheiro do time e despertou o interesse do RB Leipzig, sendo contratado na metade de 2018. Na Alemanha, ele foi indicado para o prêmio Púskas em 2019, com um gol em cima do Bayer Leverkusen.
Agora em 2020, Cunha foi contratado pelo Hertha Berlim e vem se destacando, sendo um dos principais jogadores do elenco. Além disso, assim como os outros 2 já apresentados na lista, ele já vestiu a camisa da Seleção Brasileira em jogos com a Seleção Olímpica e foi o destaque do Torneio de Toulon sub-23, sendo o artilheiro do campeonato com 4 gols. Seus números pelas seleções de base impressionam, são 18 jogos, 16 gols e 3 assistências.
O garoto ganhou a oportunidade de última hora, afinal, ocupou o lugar de Gabriel Jesus que se lesionou logo após a convocação.
4- Renan Lodi (Atlético de Madrid / 22 anos)
Reprodução / Gazeta Esportiva
O próximo da lista é o lateral esquerda Renan Lodi, titular do Atlético de Madrid com apenas 22 anos (8 de abril de 1998). Revelado pelo Athletico Paranaense, Lodi estreou em 2016, mas teve seu devido destaque somente em 2018, após ser essencial na conquista do título da Copa Sul-Americana do Furacão. Na metade de 2019, Renan foi vendido para o Atlético de Madrid por 20 milhões de euros e se tornou a maior contratação (com outro nome da lista) da história do Athletico, além de ser a venda mais cara de um lateral na história de todos os times brasileiros, superando o Danilo ex-Santos.
Pela equipe espanhola, Lodi vem se tornando peça fundamental, sendo sempre escalado como titular e fazendo partidas muito seguras tanto no ataque, quanto na defesa. O jogador foi escalado para a seleção das revelações da Champions Legue junto com Rodrygo, em 2020. Em relação às seleções de base, ele seria convocado para o torneio sub-23, mas foi desconvocado após o Athletico pedir sua liberação para que pudesse jogar a final da Recopa.
Pela equipe principal, são 6 jogos e 3 assistências, sendo uma delas na última sexta-feira, dia 9 contra a Bolívia.
5- Douglas Luiz (Aston Villa / 22 anos)
Reprodução / Netvasco
O jovem de 22 anos (9 de maio de 1998) teve sua primeira convocação para a seleção principal no final de 2019 e assumiu a titularidade nos dois últimos jogos. Revelado pelo Vasco, Douglas foi eleito o melhor volante do campeonato carioca em 2017 e ficou em 7° na disputa pelo prêmio de melhor jogador jovem do mundo. Além disso, foi contratado pelo Manchester City na metade desse mesmo ano, mas logo foi emprestado para o Girona, da Espanha.
Em 2019, foi vendido para o Aston Villa e vêm apresentando um bom futebol, sendo um dos maiores destaques do time. Pelas seleções de base, seus marcos são impressionantes. Foi eleito o melhor jogador do Torneio de Toulon sub-23 e despertou bons olhares da comissão técnica da Seleção Principal.
Após ter sua primeira convocação no fim de 2019, Douglas assumiu a titularidade dos dois primeiros jogos das Eliminatórias em 2020, acertando 95% dos passes contra a Bolívia e mostrando muita habilidade no meio de campo.
6- Bruno Guimarães (Lyon / 22 anos)
Reprodução / Globo Esporte
Vestindo a amarelinha da seleção principal pela primeira vez, Bruno Guimarães nasceu dia 16 de novembro de 1997. Revelado pelo Audax, Bruno foi muito cedo para o Athletico e fez história pelo clube paranaense, sendo considerado um dos maiores ídolos da história do clube com apenas 22 anos. Ele comandou o Furacão no título da Copa do Brasil em 2019 e ganhou o prêmio de melhor primeiro-voltante do Campeonato Brasileiro no mesmo ano.
No começo de 2020 foi contratado pelo Lyon por 20 milhões de euros, tornando-se, junto com Lodi, a maior venda da história do clube paranaense. O garoto já chegou com moral, assumindo a titularidade rápido e sendo muito importante para o elenco. Vale ressaltar que o jogador de 22 anos teve papel fundamental na Champions League de 2020, em que o Lyon perdeu para o Bayern, campeão do torneio, na semi-final. Pela Seleção Brasileira de Base, Bruno teve 9 jogos pelo sub-23 (Seleção Olímpica) e ganhou o prêmio de melhor jogador do torneio Pré-Olímpico em 2020, jogando como capitão.
Pela Seleção Principal, Bruno teve sua primeira convocação agora em outubro de 2020, mas não teve a oportunidade de estrear.
7- Richarlison (Everton / 23 anos)
Reprodução / Bolavip
O famoso "Pombo" nasceu em 10 de maio de 1997 e já está firmado na seleção, sendo constantemente convocado. Revelado pelo América-MG, Richarlison foi contratado pelo Fluminense em 2015 e fez seu primeiro gol no clássico contra o Flamengo. O jogador saiu do clube carioca com dois títulos conquistados e foi para o Watford em 2017, tornando-se titular de forma rápida e sendo considerado um dos principais jogadores do elenco com apenas 20 anos.
Em 2018, o Pombo foi contratado pelo Everton por 45 milhões de libras e se tornou a maior contratação da história do clube com apenas 21 anos. Atualmente, Richarlison é peça chave no esquema de Ancelotti, sendo titular absoluto. Sobre as Seleções de Base, ele se apresentou nos anos de 2016 e 2017 pela Seleção Sub-20 e estreou pela principal em 2018.
Atualmente, Richarlison tem 21 jogos pela Seleção Brasileira Principal, com 7 gols e 2 assistências. Além disso, ele foi um dos personagens da campanha na Copa América 2019, fazendo um gol na final contra o Peru (Brasil 3 x 1 Peru).
8- Everton "Cebolinha" (Benfica / 24 anos)
Reprodução / Globo Esporte
O último e mais velho da lista é Everton "Cebolinha". Revelado pelo Grêmio em 2014, o jovem nascido em 22 de março de 1996 foi se tornando, ao longo dos anos, o principal jogador do Tricolor Gaúcho. Em 2016, foi considerado um dos heróis da conquista da Copa do Brasil. Além disso, estava no time campeão da Libertadores de 2017 e em 2018 se tornou titular absoluto.
Em agosto de 2020, foi contratado pelo Benfica e tem uma clausula de rescisão imensa de 150 milhões de euros, que mostra o seu grande potencial. Pela Seleção Brasileira, o Cebola já está firmado e foi o artilheiro da Copa América 2019, sendo considerado o principal jogador do Brasil na reta final do campeonato, assumindo a função do craque Neymar, que estava machucado.
Oi Fê, muito bacana este post, realmente o Brasil está com ótimos jogadores jovens e o Tite está de parabéns por dar oportunidade para eles.