top of page

A magia do CT Rei Pelé: Os Meninos da Vila

  • Foto do escritor: Felipe Sapia
    Felipe Sapia
  • 28 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de out. de 2020

Sabe aquela história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Então, essa regra não se aplica para o Santos Futebol Clube. Não é mistério para ninguém que a base do Peixe é a mais rica do país e tem o histórico de revelar grandes craques. A grande pergunta é: O que será que colocam nos bebedouros do CT Rei Pelé?


Nomes como Pelé, Pepe, Zito, Clodoaldo, Elano, Ganso, Diego, Robinho (desconsiderando a vida pessoal, teve uma importância enorme para a história do Peixe), Neymar, Gabigol e Rodrygo, marcaram a história do Alvinegro Praiano e com certeza alegraram os torcedores com suas jogadas e títulos.


Mas, ainda existem aqueles que deram dor de cabeça aos torcedores e quando saíram do país despontaram, como é o caso de Felipe Anderson (Emprestado pelo Westham para o Porto), Marcelo (zagueiro do Lyon, fundamental na campanha na Champions 19/20), Carlos Vinícius (emprestado pelo Benfica para o Tottenham) e Emerson Palmieri (Chelsea).



Reprodução / Twitter

Em 2020, talvez o Santos esteja passando por sua maior crise da história e já levou 3 punições na FIFA por contratar jogadores e não pagar por eles. Essas punições desencadearam no bloqueio nas janelas de transferência, ou seja, o clube não pode contratar jogador nenhum. Isso fez com que o técnico Cuca fosse obrigado a subir diversos jogadores e utilizar a base.


No começo do ano, os especialistas diziam que o Santos lutaria contra o rebaixamento, não passaria da fase de grupos da Libertadores e que tinha um elenco extremamente limitado. Por um lado, é verdade, o time do Peixe não é as mil maravilhas, mas o que os especialistas esqueceram é que quando o Santos mais precisa, a base salva.


O clube é conhecido por revelar, na maioria das vezes, grandes meias e atacantes, mas algo surpreendente aconteceu em 2020. Especialistas julgam que a "safra" de Meninos da Vila que surgiu este ano é a mais completa dos últimos tempos e perceba, estou dizendo a mais completa e não a melhor, afinal, os meninos ainda têm que provar muita coisa. A expectativa que envolve esses jogadores é enorme por causa de seus feitos nas categorias de base, então, segue a lista dos Meninos da Vila que estão no elenco este ano. Vale ressaltar que, embora Lucas Veríssimo seja da base, não colocarei ele na lista porque foi revelado anos atrás.

  • João Paulo (Goleiro)

  • Alex (Zagueiro)

  • Wagner Leonardo (Zagueiro)

  • Ivonei (Volante)

  • Sandry (Volante)

  • Anderson Ceará (Meio-Campista)

  • Lucas Lourenço (Meio-Campista)

  • Brayan (Atacante)

  • Ângelo (Atacante)

  • Marcos Leonardo (Atacante)

  • Lucas Braga (Atacante)

  • Renyer (Atacante)

  • Tailson (Atacante)

  • Kaio Jorge (Atacante)

As maiores expectativas estão em João Paulo, goleiro que assumiu muito bem a posição e é tachado por muitos como melhor goleiro do campeonato. Lucas Lourenço, jogador criativo que é elogiado por todos do elenco e a maioria dos torcedores pede por sua titularidade. Ângelo, tratado como novo raio, é o 2° jogador mais jovem da história do Santos a estrear pelo profissional (apenas 15 anos), atrás apenas de Coutinho e a frente de Pelé. Marcos Leonardo, considerado um raio também, é um centro-avante habilidoso que, com apenas 17 anos, já fez gol pela Libertadores. Renyer, que não pôde mostrar seu potencial no profissional ainda por causa de uma lesão, é um ponta habilidoso que lembra o estilo de jogo de Neymar e Rodrygo. Por último, Kaio Jorge, jogador com mais expectativas no elenco, já é visto com bons olhos pelo exterior e muitos acreditam que será um grande craque. O jogador é polivalente e pode atuar tanto como cetro-avante ou ponta, quanto como meio-campista.

Reprodução / Diário do Peixe

Então, fiquem tranquilos, torcedores santistas. Temos um futuro promissor pela frente e, embora as crises financeiras piorem a cada dia, jogadores bons e habilidosos nunca faltarão. A base santista já nos salvou em 2002, em 2010 e agora não será diferente. Se a mídia achou que brigaríamos para não sermos rebaixados, eles erraram (e muito), afinal, todos esquecem que existe algo diferente na Vila Belmiro. O Templo do Futebol é sagrado e responsável por abastecer o futebol brasileiro com novas joias sempre.


Enquanto existir uma criança santista com potencial e com o sonho de ser jogador de futebol, o Santos viverá, afinal, mesmo nos piores momentos, nós santistas temos a sorte e o privilégio de dizer que não importa o quão grave seja a situação, a base sempre salva!

Comments


bottom of page