top of page

A importância dos técnicos para Santos, São Paulo e Corinthians

  • Foto do escritor: Felipe Sapia
    Felipe Sapia
  • 3 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Os técnicos serão o diferencial para 2021 / Reprodução: UOL e GE

A temporada 2020 foi surpreendente em vários aspectos. Os times paulistas conseguiram resultados impressionantes (positivos ou negativos) e, com certeza, esse ano teve altas emoções para todos. Mas, a questão é que a temporada foi um reflexo do trabalho dos técnicos e isso fica claro ao analisar o trabalho de todos.


Esse texto é mais voltado para Santos, São Paulo e Corinthians, porque o Palmeiras já encontrou seu técnico ideal na temporada passada e, por isso, não precisará se preocupar com a escolha e o processo de adaptação em 2021.



Corinthians - 2020: Tiago Nunes e Vagner Mancini / 2021: Não definido


A expectativa para a temporada 2020 do Corinthians era grande. Tiago Nunes chegou após fazer um ótimo trabalho no Athletico Paranaense, tendo como títulos a Sul-Americana e Copa do Brasil. Isso fez com que o corintiano criasse uma expectativa grande, afinal, todos acreditaram que o bom trabalho se repetiria. Entretanto, o que aconteceu foi um desastre. Tudo bem que o Corinthians de Tiago Nunes chegou na final do Paulistão, mas esse foi o único ponto alto de seu trabalho. O time não encaixou e o que era para ser uma temporada dos sonhos, se tornou em um grande pesadelo. Os torcedores do Timão chegaram a pensar ter a possibilidade do clube cair e, em vários momentos, passaram muito sufoco.


Vendo o cenário caótico, a diretoria demitiu o Tiago Nunes e chamou o nome certo para tirar o Corinthians do sufoco e conseguir classificar o time para a Sul-Americana. Vagner Mancini chegou muito contestado, mas foi conquistando o elenco e os torcedores aos poucos.


Para o próximo ano, o Vagner Mancini certamente não serve para o Coringão, caso visem uma temporada para brigar por vaga na Libertadores ou até buscar um título. Embora tenha salvado o ano de 2020, a temporada 2021 pede mais e, sem dúvidas, é necessário um técnico que movimente o time, e consiga mudar o estilo de jogo e o clima do elenco.



São Paulo - 2020: Fernando Diniz / 2021: Hernán Crespo


Certamente, a temporada do São Paulo foi a mais frustrante entre os Paulistas e, talvez, do Brasil inteiro. Fernando Diniz foi responsável por criar esperança novamente nos são paulinos. Sem ganhar um título desde 2012, o torcedor tricolor ficou muito perto de conquistar o Campeonato Brasileiro, abrindo 7 pontos na liderança. Entretanto, a teimosia de Diniz e a dificuldade de manter o clima bom no elenco fizeram com que o São Paulo perdesse a liderança e o sonho de sair da fila acabasse. Além disso, o time foi eliminado na fase de grupos da Libertadores pela primeira vez na história.


O Tricolor foi eliminado na semifinal da Copa do Brasil para o Grêmio. O primeiro jogo foi 1 a 0 para o Grêmio e o segundo terminou 0 a 0. Depois disso, o São Paulo ficou 7 jogos sem vencer, sendo goleado pelo Inter por 5 a 1 e perdendo de 4 a 2 para o RB Bragantino. O clima no elenco acabou e o desrespeito ficou cada vez mais nítido, como foi mostrado no episódio do Tchê Tchê em que o Diniz acabou com o jogador. O time do Morumbi terminou o Campeonato Brasileiro em 4° lugar, conseguindo a vaga para a Libertadores.


A expectativa para 2021 está alta. O clube contratou o lendário ex-atacante argentino Hernán Crespo para ser o comandante dessa temporada. Ele foi campeão da Sul-Americana 2020 com o Defensa y Justicia em uma ótimo desempenho. O time tem um elenco bem abaixo do São Paulo e um poderio financeiro muito menor. Logo, os torcedores já estão se iludindo e acreditam que ele fará um bom trabalho.



Santos - 2020: Jesualdo e Cuca / 2021: Ariel Holan


Santos iniciou o ano com o português Jesualdo Ferreira e os santistas esperavam um bom desempenho. Entretanto, isso não aconteceu e o português foi demitido cedo, porque foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista e não fazia o time jogar bem. O clima do Peixe também não estava bom no extra-campo pelo cenário financeiro caótico do clube. Isso fez com que o português não aguentasse e sua passagem no Alvinegro fosse curta.


Após isso, Cuca aceitou o time e a proposta da diretoria. Entendeu o cenário caótico e não reclamou em momento nenhum. Abraçou o elenco e afastou os jogadores de qualquer problema extracampo, sendo considerado até uma espécie de "presidente" para os jogadores. Em relação ao extracampo, Cuca foi impecável. Já em relação ao estilo de jogo, as críticas aparecem muito. Santos classificou para a pré-Libertadores no sufoco e perde a final da Liberta para seu rival. A culpa da derrota caiu no técnico por escalar o time com medo, não confiando no DNA ofensivo do Peixe. Mesmo assim, o saldo de sua passagem foi positivo por criar um clima incrível entre os jogadores.


Para a temporada 2021, Santos contratou o argentino Ariel Holan e a expectativa é muito grande. Trata-se de um técnico ofensivo, que gosta muito de usar a base e entende a situação financeira do clube. O argentino já chegou colocando ordem e fazendo o que acredita, como usar o Paulistão como um "laboratório" para testar os meninos da base e ver quem serve para o time titular. Além disso, ele já propôs um treino para trabalhar o futebol ofensivo, em que era proibido tocar para trás se tivesse opções na frente.



O ano de 2021


Acredito que 2021 será um ano de mudanças para os times paulistas. Provavelmente os rivais seguirão o exemplo do Palmeiras e confiarão no planejamento, tendo um trabalho com resultados a longo prazo. A diretoria acreditou no Abel Ferreira e o Palmeiras teve um ano incrível, conquistando Libertadores e podendo buscar a Copado Brasil. Isso faz com que sirvam de exemplo para os demais clubes, provando que o planejamento é o que define o futebol.


O São Paulo tem tudo para brigar por títulos e sair da fila, o Corinthians precisa definir seu técnico logo, porque o Vagner Mancini não é o ideal, e o Santos tem que arrumar a casa, desenvolver os meninos e trabalhar o DNA ofensivo, para que assim possa brigar por títulos mais para frente.

Comments


bottom of page